top of page

Por Que o Mundo Precisa da Psicologia Positiva


Por que o mundo precisa da psicologia positiva?

Tenho certeza que você hoje, já assistiu ou leu a mais uma notícia triste no jornal, mais um desastre na TV… mais uma fake news na internet e percebeu mais gente intolerante, demonstrando toda a raiva e ressentimento por este mundo e pela Humanidade.

Estamos com nossos olhos e corações voltados para o sofrimento, a dor e para tudo o que está “dando errado”, ou pode dar errado em nossas vidas. A grande mídia ganha cada vez mais notoriedade divulgando e explorando o sofrimento e nos ensinando a colocar cada vez mais o foco no que não vai bem no mundo.

Será que realmente tudo está perdido? O mundo realmente vai mal? Ou será que o que é noticiado nos jornais e na internet nos contamina a ponto de acreditarmos que realmente tudo está muito ruim? Para nós, Psicólogos e Terapeutas Positivos, não é bem assim.

Para a Psicologia positiva, o sofrimento existe, mas não só ele.. A doença existe, mas não só ela. Para nós, existe muito mais do que a doença e o sofrimento. Então por que focamos somente nisso? Por que não direcionarmos nossa energia para o que dá certo em nossas vidas, o que está em equilíbrio em nós?

A proposta da Psicologia Positiva através das suas práticas e técnicas terapêuticas é direcionar o foco para aquilo que está funcionando bem em nossas vidas, em nossa mente e em nosso coração. Fortalecer nosso caráter, nossa capacidade de superação /resiliência, desenvolver a gratidão e perdão. Na psicoterapia tradicional, o foco geralmente está no que nos faz sofrer, no passado e nas suas dores. O paciente/cliente permanece na falta, na incompletude de si mesmo. A Terapêutica da Psicologia Positiva não deixa de lado o que nos faz sofrer, nem o que nos fez… ela vai além! Ela promove a superação das dores emocionais através da mudança de foco e de percepção de si mesmo e da vida, fortalecendo aquilo que é bom e maravilhoso em nós. Aprendemos a utilizar as nossa forças de caráter para superar o estado emocional que nos traz o sofrimento e assim seguimos em frente com mais bem estar e felicidade.

Martin P. Seligman, Psicólogo, ex presidente da Associação Americana de Psicologia, foi um dos maiores Precursores do movimento da Psicologia Positiva. Em seus estudos sobre depressão, ele constatou que se falava pouco em bem estar e felicidade, mas sempre o enfoque dos estudos era a dor e sofrimento, as doenças e patologias. Em sua busca em compreender melhor os mecanismos que nos levam ao adoecer psíquico ele se perguntou: “ e se estudássemos o que dá certo? o que está funcionando bem no indivíduo”? Foi assim que ele iniciou uma jornada que até os dias de hoje, juntamente com outros pesquisadores como Mihaly Csikszentmihalyi, Barbara L. Fredrickson, Tal Ben-Shahar, continua a nos agraciar com estudos e comprovações científicas de resultados incríveis em tratamento da depressão, ansiedade tantas outras patologias com técnicas da Psicologia Positiva

Estamos vivendo em um mundo doente e carente, carente de conhecimento, amor e compaixão. Nunca se matou tanto, nunca se suicidou tanto. Estamos em desarmonia com a Vida e com nosso Eu interior. Precisamos voltar a estabelecer a conexão suprema conosco mesmo. Este é o momento onde o movimento da Psicologia positiva se faz mais necessário em estar presente em todos os ambientes terapêuticos para que todos possam ter conhecimento de suas técnicas e práticas para que possamos novamente conquistar a saúde mental e emocional que tantos almejamos. E isso é perfeitamente alcançável, já que a Psicologia Positiva Terapêutica possui inúmeros estudos científicos comprovando os resultados benéficos de suas técnicas.

Se você percebe que também é o seu momento de aprender sobre a Psicologia Positiva terapêutica e como utilizá-la em sua prática de trabalho clínico, de coaching ou em empresas, aumentando significativamente seus resultados e promovendo o bem estar , mande um WhatsApp para 027-99276-5460 e saiba mais sobre o Programa Terapeuta do BEM.

Abraços Super!

 

Zaionara Gomes

Psicóloga - CRP 1090/ES

Bem Relacionar

www.bemrelacionar.com.br

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page