top of page

Sinais que você é Dependente Emocional


Com certeza você já ouviu a expressão “Fulana é Dependente Emocional de Ciclano, não consegue viver sem ele”.


Mas será que a dependência emocional está relacionada somente à dificuldade de lidar com a ausência do parceiro? Ou será que há outros elementos para ficarmos atentas? Neste artigo vou explicar para você quais os principais sintomas da dependência emocional.


Mas antes de falarmos sobre esses sinais, preciso explicar para você o que é a dependência emocional. De acordo do o DSM-5 (Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais Organizado pela Associação de Psquiatria Americana e usado em todo o mundo pelos profissionais de psiquiatria e psicologia), a dependência emocional entra na categoria de transtornos de personalidade, ou seja, a pessoa tem um modo de funcionamento que a torna através de seus comportamentos e modo de pensar, uma pessoa dependente.


No DSM- 5 encontramos a seguinte definição resumida: Transtorno da personalidade dependente é um padrão de comportamento submisso e apegado relacionado a uma necessidade excessiva de ser cuidado ¹.

Por esta definição, entendemos que a tônica principal é a necessidade de ser cuidado por outra pessoa, como se o indivíduo não conseguisse cuidar de si mesmo. Isso implica em dificuldade de tomar decisões, realizar tarefas do dia a dia, superar desafios e solucionar problemas. Então, por esta lógica, podemos pensar que pode-se ser dependente de qualquer pessoa, dos nossos filhos, pais, marido, amigos entre outros.


Mas quando transportamos esse conceito para nossos relacionamentos afetivos, podemos encontrar várias nuances da dependência emocional, que não necessariamente seriam sintomas de um transtorno de personalidade, mas sim, traços de dependência emocional mantidos por uma postura imatura, bem como por esquemas emocionais desadaptativos.


Vale lembrar que todos nós, de uma certa forma, desenvolvemos uma certa dependência de nossos parceiros afetivos. Isso é natural que ocorra. O vínculo de Apego Seguro tem como base uma “pitada” de dependência, que está muito mais associada ao sentimento de sentir-se bem ao lado do outro, de desejar criar e manter uma vida ao lado de determinada pessoa e de buscar manter a relação o mais saudável possível.


É aquele sentimento “meio vazio” que bate no coração quando a gente sai sozinha sem o companheiro, sabe? Mas essa sensação é até saudável, só quando se torna paralisante e sufocante é que realmente precisamos de ajuda para administrar melhor.


Então, quais seriam os sinais de que você é dependente emocional do seu parceiro? Saber se somos ou não dependentes é o primeiro passo para que possamos conquistar a melhora dos sintomas.. Segue abaixo uma lista de sete itens que podemos encontrar no próprio DSM-5² (adaptados) e que sinalizam que a pessoa possui Dependência Emocional:


  1. Tem dificuldades em tomar decisões cotidianas sem uma quantidade excessiva de conselhos e aprovação do parceiro.

  2. Precisa que seu parceiro assuma a responsabilidade pela maior parte das principais áreas de sua vida.

  3. Tem dificuldades em manifestar desacordo com o parceiro devido a medo de perder apoio ou aprovação.

  4. Vai a extremos para obter carinho e apoio do parceiro, a ponto de voluntariar-se para fazer coisas desagradáveis e de permitir-se fazer coisas que não gosta.

  5. Sente-se desconfortável ou desamparado quando sozinha devido a temores exagerados de ser incapaz de cuidar de si mesmo.

  6. Busca com urgência outro relacionamento como fonte de cuidado e amparo logo após o término de um relacionamento íntimo.

  7. Tem preocupações irreais com medos de ser abandonado à própria sorte.


Se você se enquadra em três ou quatro desses sintomas, é bem possível que você sofra de dependência emocional. Mas lembre-se: para confirmação de diagnóstico, procure um profissional de psicologia ou médico psiquiatra. A dependência emocional tem tratamento!


A Psicoterapia atualmente é a principal forma de tratamento. Procure ajuda para ter uma vida mais leve e livre da dependência emocional. Se você quer saber como, me envie um e-mail para contato@zaionaragomes.com.br e saiba como a Psicoterapia focada em Esquemas pode ajudar você!


Um super abraço!


Zaionara Gomes



____________________________________________________________________

¹ - American Psychiatric Association (APA). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (p. 645). Edição do Kindle.

² - American Psychiatric Association (APA). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (p. 675). Edição do Kindle.


298 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page