top of page

Por que Precisamos de Heróis?



Em uma sociedade cheia de sofrimento, desafios e desigualdades, onde parece que o mal anda solto e sem freio, é comum arder em nosso peito a angústia e, este ardor nos fazer buscar freneticamente por um salvador, alguém que botará um fim no mal desenfreado e que trará a justiça. Todas as vezes que estamos em sofrimento, buscamos algo ou alguém fora de nós para nos ajudar. Quanto mais uma sociedade busca por heróis, mais sofrida ela está.


E este sofrimento pode turvar o nosso senso crítico. Afinal de contas, um herói é um ser esepcial.Um heroi, se formos buscar no contexto da mitologia, é um ser que anda entre dois mundos: deuses e homens. Para os gregos antigos, os heróis tinham uma ascendência divina. Na mitologia Nórdica, os heróis eram os protegidos dos deuses ou tinham algum parentesco com eles. Mas sabemos não é bem assim, mas esse modelo de herói reverbera em nosso inconsciente até os dias de hoje.


E com isso, projetamos fora de nós o herói. Imputamos a uma pessoa (ou a várias) o trabalho de nos salvar ou arrumar nossa vida. Ao colocarmos uma pessoa neste lugar, teremos bastante dificuldade em tirá-la. Um herói deve ser perfeito, justo, bom, guerreiro e sangrar por nós. Admitir que um herói não é tudo isso, significa ter o mito do herói destruído e ter que conviver com o sentimento de DESAMPARO. Por isso, é tão difícil tirá-lo de de ontem colocamos, dói muito.


Mas isso tudo acontece porque esquecemos que o mesmo herói que projetamos no outro, habita em nós. Nós somos bons, justos e sangramos todos os dias para termos uma vida digna e obter felicidade. Mas somos (como todos os outros seres humanos) heróis de verdade, heróis que sofrem, pensam em desistir mas seguem em frente na batalha, que se apegam a princípios e valores para prosseguir. Somos todos heróis, dentro da luz e da sombra. Mas não sabemos disso, pois achamos que heróis são perfeitos, e como somos falhos, projetamos no outro essa perfeição. Mas você é o único herói da sua vida.


Se também somos heróis, nós também temos o poder de transformar e de buscar fazer um mundo melhor. Heróis não precisam de grandes feitos para deixar o nome gravado na história, o que precisa de grandes feitos é o EGO. Heróis cotidianos como você: mãe, médico, engenheiro, professor, policial, enfermeiro, amigo, filha, vizinho, manicure e tantos outros, que dia a dia através de um sorriso no rosto e de um auxílio sem interesse mudam o mundo aos poucos. Encontre seu herói de verdade.


Vá lá e olhe-se no espelho!


Zaionara Gomes

Psicóloga

www.youtube.com/ZaionaraGomesOficial


202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page