© 2016 por Zaionara Gomes Blog

contato:

Se inscreva na minha lista e receba novidades e tenha acesso aos exercícios dos  vídeos com atividades.

Será que o Coaching de Relacionamento é pra você?

31.08.2017

 Nos dias de hoje, a palavra Coaching está muito em alta, há várias formações, vários Coaches e livros dos mais variados. Mas você sabe o que é Coaching? Pois bem, neste breve artigo quero trazer algumas conceituações para você, e também diferenciar a Psicoterapia do processo de Coach.

 

O fundador do conceito de Coaching foi um treinador de tênis americano chamado Timothy Gallwey. Ele foi um dos pioneiros a levar a psicologia para o mundo do esporte e corporativo . Uma das premissas de Tim é ajudar as pessoas a aprender a “aprender a pensar por si próprias.”

 

Existem várias definições sobre Coach / Coaching: Coach é aquele que te auxilia a transformar seus sonhos em realidade; coaching é um processo de acompanhamento do indivíduo para que o mesmo saia do estado em que se encontra para alcançar o estado desejado, coaching é um processo que envolve imaginação e ao mesmo tempo é muito prático, entre tantas outras possíveis definições.

 

Mas o Coaching é indicado em quais casos? O coaching é indicado  tanto para  desenvolvimento pessoal como também profissional. Todas as vezes que estamos em um momento difícil em nossa vida e não encontramos a maneira de sair, o processo de coaching é indicado; como por exemplo: mudo ou não de carreira? como posso me tornar um líder melhor? como posso melhorar a minha auto estima? etc...

 

A metodologia de coaching é bem prática e voltada para a ação, onde o coachee (cliente) estará sempre envolvido no processo para a realização da meta desejada, seja a meta melhorar a auto estima ou a forma de relacionar-se. Para isso, é fundamental que o cliente esteja pronto e aberto para passar por este processo transformador. Um bom programa de coach possui em média 8 sessões de 50 a 60 minutos, regado a muitas atividades e sugestões de tarefas adicionais, e no caso da metodologia da Bem Relacionar, muita PsicoEducação.

 

E qual a diferença entre Psicoterapia e Coaching? Basicamente, na psicoterapia o profissional envolvido é exclusivamente um psicólogo ou psiquiatra com capacitação, que lida com as emoções, transtornos mentais e emocionais ( depressão, ansiedade, esquizofrenia, etc) , bem como transtornos de personalidade (borderline, etc), que mediante uso de técnicas específicas e até mesmo medicações, conduz o paciente ao tratamento e a estabilização dos sintomas.

 

O Coach é um profissional (não necessariamente psicólogo) com formação  superior em qualquer área e que fez um curso de formação em Coaching. Após essa formação, o coach está habilitado a utilizar técnicas específicas para auxiliar o cliente (coachee) no alcance de suas metas. Um coach não atua em processos de ansiedade, depressão nem em nenhum outro caso de transtorno mental / emocional, se assim o fizer, está incorrendo em comportamento antiético e colocando em risco a vida do cliente, a não ser que tenha formação em psicologia ou psiquiatria.

 

O coaching pode ser aplicado em várias áreas, como carreira, finanças, vida (Life Coaching) e até mesmo com enfoque em RELACIONAMENTOS. No Coach de Relacionamento e Autoestima promovido pela Bem Relacionar, o cliente (coachee) desenvolve a Autoestima através de técnicas e tarefas específicas, revisando crenças, pensamentos sobre si mesmo, sobre relacionamentos e as pessoas, e aprende a criar novas estratégias para melhorar a qualidade de seus relacionamentos e a autoconfiança. O objetivo final desse processo de aproximadamente oito encontros, é que o cliente tenha aumentado sua autoestima, tornando-se mais autoconfiante e consequentemente conquistando um relacionamento mais saudável com as pessoas.

 

E agora que você já sabe disso tudo, que aspecto da sua vida você acha que precisa desenvolver mais neste momento? O que mais tem te incomodado? Cabe você fazer essa reflexão e partir pra AÇÃO!

 

 

Grande Abraço!

 

Zaionara Gomes

Psicóloga & Coach

CRP 1090/ES

contato@zaionaragomes.com.br

Bem Relacionar

 

 

 

 

 

Please reload