top of page

ALIMENTOS DA FELICIDADE E BOM HUMOR, CONHEÇA O MECANISMO


O ritmo de vida corrido favorece grande parte das pessoas a descontarem toda a ansiedade e estresse na alimentação, principalmente nos doces e carboidratos. Isso pode ser explicado pelo fato que os carboidratos facilitam a entrada de triptofano no cérebro, aumentando a produção do hormônio da felicidade -Serotonina. Por isso que dieta com restrição de carboidratos pode deixar a pessoa com péssimo humor e estressada. Então se você costuma aliviar sua ansiedade em guloseimas e doces, que tal fazer trocas inteligentes para estimular a produção de serotonina de uma forma saudável?

MECANISMO:

Alguns alimentos são essenciais no mecanismo da tão sonhada FELICIDADE e BOM HUMOR, o inicio deste ciclo podemos citar o TRIPTOFANO, um aminoácido precursor da serotonina (fontes: banana, feijão, lentilha, soja, grão de bico, leite e derivados), porém para o TRIPTOFANO transformar-se em HIDROXI- TRIPTOFANO dependemos da VITAMINA C (fontes: acerola, caju, morango, kiwi, limão e laranja).

E para convertermos a HIDROXI- TRIPTOFANO em SEROTONINA, o hormônio da felicidade, prazer e bom humor necessitamos da VITAMINA B9 (fontes: levedura de cerveja, lentilha, espinafre) e também do MAGNÉSIO (fontes: castanha do pará, cereais integrais, nozes, e vegetais folhosos verde escuros), assim com o maior estímulo na produção da serotonina reduzimos as chances de crises de ansiedade e depressão.

Os alimentos ricos em ÔMEGA 3 (fontes: os peixes de águas frias e profundas, como sardinha fresca, salmão, truta, arenque, linhaça triturada, chia) devido as suas características anti-inflamatórias, diminuem a concentração de citocinas inflamatórias, o que facilita a ação da serotonina, aumentando a sua AUTO-ESTIMA E BEM- ESTAR.

ALIMENTOS: BANANA: Rica em vários nutrientes que garantem um BOM HUMOR como triptofano, potássio, magnésio, biotina e piridoxina. CASTANHA DO PARÁ: Auxilia na redução da ansiedade e estresse pela presença do MAGNÉSIO em sua composição. Além disso, é riquíssimo em selênio, um potente antioxidante. CHOCOLATE: O alimento da felicidade, o mais desejado na famosa TPM. É riquíssimo em TRIPTOFANO E MAGNÉSIO, o que contribui para a maior produção da serotonina, o hormônio da felicidade. Dê preferência aos chocolates mais escuros e amargos. SOJA, LENTILHA, FEIJÃO E LEITE E DERIVADOS: São fontes de TRIPTOFANO, aminoácido precursor da serotonina, o hormônio do bem estar, melhora a auto estima e reduz a ansiedade e estresse, o triptofano possui um EFEITO CALMANTE SOBRE O CÉREBRO.

GÉRMEN DE TRIGO: Favorece a oxigenação e funcionamento do sistema nervoso, pois é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, diminuindo a irritabilidade e o nervosismo. Apresenta o ácido pantotênico, a vitamina “ANTI-ESTRESSE”, auxiliando na adequação dos impulsos nervosos.

SALMÃO: Os alimentos ricos em ÔMEGA 3 (sardinha fresca, salmão, truta, arenque) devido as suas características anti-inflamatórias, diminuem a concentração de citocinas inflamatórias, o que facilita a ação da serotonina, aumentando a sua AUTO-ESTIMA E BEM- ESTAR E acalmando os ânimos.

VEGETAIS VERDES ESCURO: O ácido fólico e magnésio presente auxiliam na produção da serotonina, colaborando para níveis adequados do HORMÔNIO DA FELICIDADE E BEM-ESTAR.

VITAMINA C: Para o TRIPTOFANO transformar-se em HIDROXI- TRIPTOFANO, sua forma ativa dependemos da VITAMINA C (fontes: acerola, caju, goiaba, morango, kiwi, limão e laranja).

Dra. Bárbara Monteiro

Nutricionista Clínica

Membro da Diretoria da Associação de Nutrição do Estado do Espírito Santo- ANNES

www.barbaramonteiro.com

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page